quinta-feira, 18 de abril de 2013

1º ENCONTRO DE FORMAÇÃO DO PROINFANCIA COM OS PROFESSORES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO INFANTIL

     Para melhor Oferecer qualificação profissional aos professores, coordenadores pedagógicos e gestores escolares da educação infantil da rede municipal de ensino, a secretaria municipal de educação realizou o 1º encontro de formação do PROINFÂNCIA. O projeto é uma parceria entre o Ministério da Educação e a Faculdade de Educação (Faced), da UFBA. O evento aconteceu no Colégio Selma Nunes, no dia 06 de abril de 2013.
     A formação é pautado nos estudos das atuais Legislações, nas novas Diretrizes Curriculares Nacionais, no Currículo e Proposta Pedagógica para a Educação Infantil.




A LDB 9394/96 foi alterada e a Educação Infantil está regulamentada com definição de n° de dias letivos, frequência, avaliação e carga horária diária.


Lendo todo o documento, se atentem para o art.4 incisos I e II; art.6; art.26; art.30 inciso II art.31 incisos de I a V; art.58; art.62 e §6º.


TUDO QUE EU PRECISO SABER EU APRENDI NO JARDIM DE INFÃNCIA


Tudo que eu preciso saber sobre a vida, o que fazer e como ser, eu aprendi no jardim de infância.

A sabedoria não estava no topo da montanha de conhecimento que é a faculdade, mas sim, no alto do monte de areia do jardim de infância.

Essas são algumas coisas que eu aprendi: Dividir tudo. Ser Justo. Não machucar ninguém. Colocar as coisas de volta no lugar de onde foram tiradas. Arrumar a própria bagunça. Nunca pegar o que não é seu. Pedir desculpas sempre que machucar alguém, lavar as mãos antes das refeições. Dar descargas, leite com bolacha faz bem para a nossa saúde.

Viver uma vida balanceada: aprender um pouco; Pensar um pouco; Desenhar um pouco; pintar um pouco; dançar um pouco; brincar um pouco e trabalhar um pouco todos os dias.

Tirar uma soneca todas as tardes.

Quando sair na rua: olhar os carros, dar as mãos e ficar juntos.

Lembrar daquela sementinha de feijão no potinho de Danone. As raízes crescem para baixo e as folhas para cima e ninguém sabe com certeza como e porque, mas todos nos somos exatamente como ela.

Peixinho, passarinhos, gatinhos e cachorrinhos e até mesmo as sementinhas de feijão no pontinho de Danone, todos morrem, assim como nós.

E então lembrem-se dos livros de chapeuzinho vermelho e das primeiras palavras que você aprendeu. As maiores de todas: Mamãe e papai.

Tudo que você precisa saber estar lá em algum lugar: Regras sobre a vida, o amor, saneamento básico, ecologia, político, igualdade e fraternidade, pegue qualquer um desses termos e extrapole para sofisticadas palavras de linguagens adultas e então aplique em sua vida familiar, trabalho, governo ou mundo e tudo continua firme e verdadeiro.

Pensar como o mundo seria melhor se todos nós – o mundo inteiro – tornássemos leite com bolacha às três horas da tarde, todas as tardes e depois deitássemos com nossos travesseiros no sofá da sala pra uma soneca.

Ou então se todos os governos tivessem como política sempre colocar as coisas de volta de onde foram tiradas e também sempre arrumar suas próprias bagunças.

E continua verdade, não importa sua idade, quando sair para o mundo dê as mãos e fique junto.

Robert Fulghum




0 comentários:

Postar um comentário